Nas últimas semanas, tenho recebido vários e-mails e tweets sobre um boicote aos postos BR, na tentativa de abaixar o preço dos combustíveis. Venho aqui dar alguns pitacos contra a desinformação, na esperança de ser ouvido e replicado.

Em linhas gerais, a famigerada campanha propõe o seguinte: boicotando os postos Petrobras, as outras bandeiras (Shell, Texaco, Ipiranga, etc) vão competir entre si pelo menor preço, e a estatal vai ser forçada a baixar os preços dela.

Isso é mentira

Todos sabem, ou deveriam saber, que a Petrobras abastece todos os postos de todas as bandeiras do Brasil, não importa se é Shell, Texaco, Ipiranga, Petromega, Total, Setta, Federal Petróleo, ou o escambau. Deixar de abastecer nos postos BR só vai mudar o local por onde entra o dinheiro que a Petrobras ganha - mas ela não vai deixar de ganhá-lo. É como você deixar de receber o seu salário pela conta bancária e passar a receber em cheque.

Outra coisa. Como tudo o mais neste país, o combustível é caro por causa dos tributos. Sim, meus amigos, a Petrobras também paga tributos ao governo. Você achava que não? Lamento por você. A Petrobras não é um órgão público, mas uma sociedade de economia mista com capital público predominante. Ela é uma empresa, uma entidade que exerce atividade econômica, e por isso deve pagar impostos e taxas aos governos federal (p. ex. IRPJ), e estaduais (ICMS, IPVA) e municipais  (ISS, IPTU) nas regiões onde ela atua, como todas as outras empresas.

Por fim, particularmente no que concerne o preço do álcool, nesta época do ano é a entressafra da cana-de-açúcar. O que quer dizer que há uma escassez na matéria-prima, ocasionando assim uma elevação no preço do produto final. Qualquer pessoa com uma noção elementar de economia sabe disso. E, como a gasolina ofertada nos postos tem uma certa porcentagem de álcool na mistura, é fácil concluir que se o álcool aumenta a gasolina também fica mais cara. Bingo.

Contra a desinformação, eu sugiro ler umas verdades aqui: http://blogspetrobras.com.br/fatosedados